Área do Criador
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE GIR LEITEIRO



A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) foi fundada em 17/09/1980. O que diferencia o Gir Leiteiro dos outros animais da raça é essa singularidade da Associação, única que exige do associado possuir animais com características de produção e não somente características raciais.

O mercado está cada vez mais exigente e com certeza isso só tende a aumentar. O sonho e o trabalho de outrora, de um grupo de poucos criadores pioneiros, deu grande resultado. Muitos desafios e contestações foram vencidos ao longo dos anos, inclusive junto à ABCZ. Hoje falar em Gir Leiteiro é orgulho nacional. Grandes empresários, inclusive de outros países, têm investido no Gir Leiteiro, formando seus rebanhos através de aquisição de animais dos associados da ABCGIL.

Atualmente, a ABCGIL possui mais de 300 associados, com propriedades espalhadas por todo o território nacional. Sua sede própria está localizada dentro do Parque Fernando Costa em Uberaba - MG. O interesse pelo Gir Leiteiro vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Observando a evolução do número de associados em relação às Diretorias da ABCGIL, desde sua fundação em 1980, verifica-se um crescimento vertiginoso, principalmente no último período.

Isso configura o interesse despertado nesses 40 anos, acompanhando o mercado, surgindo novos criadores-investidores e também pela adesão de outros criadores de Gir que começaram a ordenhar suas vacas para se adequar à demanda imposta pelo comércio da pecuária.

Neste contexto, o Gir Leiteiro está em destaque por apresentar virtudes adequadas, oportunas e peculiares para alcançar crescentes níveis de progresso na pecuária leiteira tropical. Apesar de sempre ter ficado à margem dos criadores e das associações, por superstição e talvez convencionalismo, hoje os rebanhos Gir Leiteiros se distinguem, tanto pelo talento expressado pela produção dos animais, como pelo predicado da qualificação da ABCGIL em se estruturar para assessorar, com critério, seus associados.





sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG