Área do Criador
Comunicado da ABCZ aos expositores da 80ª Expozebu

Comunicado da ABCZ aos expositores da 80ª Expozebu

03/04/2014






COMUNICADO AOS EXPOSITORES

Prezado(a) criador(a),

A exemplo do que vimos orientando nos anos anteriores, chamamos a especial atenção de todos os participantes da ExpoZebu, no sentido de cumprirem o regulamento do evento e as leis e normas trabalhistas,  que serão fiscalizadas com maior rigor este ano, por determinação do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho, que nos notificaram a respeito, especialmente e de forma incisiva, sobre as condições sanitárias e de conforto dos tratadores nas exposições a serem realizadas no Parque Fernando Costa .  

Informamos que estamos tomando as medidas necessárias para viabilizar com os expositores o cumprimento das exigências dos órgãos públicos. A ABCZ está  contratando  a instalação de alojamentos provisórios, dotados de camas beliches, colchões e armários que serão disponibilizados naturalmente a preço de custo. Caberá a cada expositor fornecer a seus tratadores, que ficarem alojados no Parque Fernando Costa, roupas de cama e alimentação (idealmente via ticket ou diária em espécie), bem como manter nos pavilhões somente o pessoal devidamente registrado e dentro dos horários de trabalho previstos nos respectivos contratos. Desta forma, informamos  a todos que, a fim de evitar problemas com os órgãos públicos,  não será permitida a entrada no parque de camas “tatu”, fogões e fogareiros, uma vez que estão vedados os seus usos nos pavilhões. Os tratadores que ficarem no Parque Fernando Costa dormirão nos alojamentos fornecidos e deverão fazer suas refeições nos restaurantes do dentro do parque ou nos de sua imediação, a expensas dos criadores.

Por sua parte,  a ABCZ, por conta desta exigência do poder público, está suportando diversas despesas  tais como  a compra de camas, colchões e armários, que serão utilizados nas diversas exposições, e serviço de vigilância noturna nos pavilhões, repassando  aos criadores somente uma parte dos custos envolvidos com a locação dos alojamentos e banheiros, valores que estão sendo apurados e que estimamos próximos a R$ 400,00 por tratador. O que, se considerado um período de aproximadamente 14 dias entre a chegada e a saída do evento, significará aproximadamente R$ 28,00 por dia, valor bastante razoável se comparado às opções de hospedagem fora do Parque Fernando Costa. 

A fim de dar tranquilidade aos expositores cujos tratadores passarão a dormir no alojamento – e não mais nos pavilhões –, a ABCZ, como informado acima, montará um serviço de vigilância nos pavilhões.  Em caso de necessidade, estes vigilantes acionarão os respectivos responsáveis pelos animais. Também, a exemplo de anos anteriores, manteremos plantão veterinário 24 horas.

Todos os expositores receberão em breve um regulamento específico contendo orientações já discutidas com o Ministério do Trabalho, de forma a termos condições de realizar o evento sem incidentes. Salientamos a importância da colaboração de todos. Estamos cientes dos eventuais transtornos que estas medidas trarão, razão pela qual apelamos a todos que trabalhem suas equipes no sentido de cooperarem com a organização de nosso  evento, que contará com engenheiros de segurança, médicos do trabalho e fiscais que auxiliarão na fiscalização e adequação das condições de trabalho,  além do serviço médico de emergência e atendimento odontológico habitualmente oferecidos.

Alertamos ainda sobre a necessidade de possuírem em mãos os respectivos documentos que possam vir a ser exigidos em uma eventual fiscalização (carteira de trabalho, livro de registro dos empregados etc.). E, em caso de opção do criador de manter um funcionário de plantão  no período noturno junto a seus animais, que o faça de forma a estar acobertado pelo contrato de trabalho, sob a forma de revezamento ou comprovação de que trabalha efetivamente naquele turno. 

Estamos juntos trabalhando para superar mais uma etapa na trajetória vitoriosa do zebu, responsável pelo abastecimento da carne e do leite que alimentam o Brasil e uma boa parte do mundo. 

Contamos com a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

 

Um forte abraço,

 

Luiz Claudio Paranhos

Presidente


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG