Área do Criador
Touro provado: Resultado garantido.

Touro provado: Resultado garantido.

04/08/2014



Prezados Associados,

Na hora de escolher touros para serem utilizados no rebanho, os produtores devem ficar atentos à qualidade dos animais. O touro desempenha papel importante dentro do aumento de produtividade do rebanho leiteiro, pois na maioria das vezes utilizamos um touro para várias vacas. Portanto se escolhermos mal esse reprodutor, estaremos comprometendo no mínimo 5 anos de evolução genética dentro do rebanho, tendo em vista que animais produtores de leite levam mais tempo para demonstrar seu potencial.

A utilização de touros Gir Leiteiro provados por produtores de leite é a garantia do melhoramento genético no rebanho, pois somente conhecendo sua real capacidade de transmissão de produção(leia-se PTA), poderemos escolher bem um touro.

Existem hoje no mercado vários touros Gir Leiteiro provados pelo Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e seus preços são cada vez mais acessíveis pelas centrais de inseminação.

O Gir Leiteiro vem sendo utilizado cada vez mais para o cruzamento de animais com algum grau de sangue europeu com o objetivo de promover a heterose, ou choque de sangue, que tem o objetivo de aumentar a rusticidade dos animais, bem como a produção leiteira. Animais com sangue Gir Leiteiro, além de serem bastante produtivos possuem grande resistência ao calor, carrapatos, vermes, doenças de cascos e outras enfermidade que acometem os animais europeus.

 

André Rabelo
Zootecnista - ABCGIL

 


Foto: Jadir Bison
 


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG