Prezados Associados,
Na hora de escolher touros para serem utilizados no rebanho, os produtores devem ficar atentos à qualidade dos animais. O touro desempenha papel importante dentro do aumento de produtividade do rebanho leiteiro, pois na maioria das vezes utilizamos um touro para várias vacas. Portanto se escolhermos mal esse reprodutor, estaremos comprometendo no mínimo 5 anos de evolução genética dentro do rebanho, tendo em vista que animais produtores de leite levam mais tempo para demonstrar seu potencial.
A utilização de touros Gir Leiteiro provados por produtores de leite é a garantia do melhoramento genético no rebanho, pois somente conhecendo sua real capacidade de transmissão de produção(leia-se PTA), poderemos escolher bem um touro.
Existem hoje no mercado vários touros Gir Leiteiro provados pelo Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e seus preços são cada vez mais acessíveis pelas centrais de inseminação.
O Gir Leiteiro vem sendo utilizado cada vez mais para o cruzamento de animais com algum grau de sangue europeu com o objetivo de promover a heterose, ou choque de sangue, que tem o objetivo de aumentar a rusticidade dos animais, bem como a produção leiteira. Animais com sangue Gir Leiteiro, além de serem bastante produtivos possuem grande resistência ao calor, carrapatos, vermes, doenças de cascos e outras enfermidade que acometem os animais europeus.
André Rabelo
Zootecnista - ABCGIL
Foto: Jadir Bison