Área do Criador
ABCGIL divulga o resultado da 1ª Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável

ABCGIL divulga o resultado da 1ª Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável

25/08/2014



Durante a realização do Workshop PNMGL 2025 – Uma agenda para o futuro, procedeu-se a divulgação do resultado da 1ª Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável.

O objetivo da prova foi avaliar a produção e composição do leite de novilhas Gir Leiteiro manejadas em um sistema de produção, o mais próximo possível da realidade do produtor comercial e que seja economicamente sustentável. A Prova foi realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro – ABCGIL em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais – EPAMIG e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA Gado de Leite no município de Uberaba-MG.

Com a prova foi possível avaliar a produtividade leiteira da raça de forma sustentável e economicamente viável. As novilhas foram manejadas em sistema de produção a pasto rotacionado com suplementação volumosa na seca, normalmente utilizado pelos produtores de leite com o fornecimento de concentrado de forma racional, visando principalmente equilíbrio no custo de produção.

Outras avaliações também foram realizadas, como trabalhos de Mestrado e pesquisas científicas relacionadas aos constituintes do leite e fisiologia dos animais. Além da EPAMIG e EMBRAPA Gado de Leite, outras instituições de pesquisa foram parceiras da ABCGIL com o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho – IZ/APTA, a Universidade de Uberaba – UNIUBE e as Faculdade Associadas de Uberaba – FAZU. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ também foi uma importante parceira da Prova na execução e oficialização do controle leiteiro oficial, juntamente com apoio logístico e institucional.

Com a Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável a ABCGIL espera estar contribuindo com o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas ao Gir Leiteiro e seus cruzamentos, bem como desenvolver técnicas de manejo e alimentação. Além disso, é também objetivo da Prova divulgar o Gir Leiteiro como raça produtora de leite em ambiente economicamente sustentável.


CONFIRA AQUI O RESULTADO DA PROVA NA ÍNTEGRA

André Rabelo
Zootecnista - ABCGIL



Foto: Carlos Lopes


outras notícias:

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia

06/10/2023 - ABCGIL lança site de ofertas para associados

28/09/2023 - Divulgação 6º Sumário de Fêmeas Gir Leiteiro e Resultado Genoma 2023


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG