Área do Criador
Manejo de vacas Gir Leiteiro: importância e cuidados.

Manejo de vacas Gir Leiteiro: importância e cuidados.

02/09/2014



Prezados Associados,

Geralmente vacas secas e vacas próximas ao parto ficam com o pior lugar e o pior alimento da fazenda. Isso é um grande erro. Caso as vacas antes da parição não sejam bem manejadas e nutridas, ao parir as consequências desse mau manejo irão aparecer, comprometendo o desempenho e a reprodução subsequente. Portanto, um conceito mais correto seria considerar o período seco como um período preparatório para a próxima lactação. As vacas secas são um investimento e elas respondem muito positivamente se manejadas em um ambiente com baixo estresse durante esse período.

Vacas secas = período preparatório para lactação = investimento.

O período seco de uma vaca pode ser divido em duas fases: fase inicial logo após a secagem (período que vai da secagem até 21 dias antes do parto) e período de transição pré-parto (período que compreende as últimas três semanas antes do parto). O período de transição compreende as três últimas semanas de gestação e as três primeiras semanas de lactação e é grande importância para o bom desempenho produtivo de vacas leiteiras. A maioria das doenças infecciosas e desordens metabólicas ocorre durante esse período. Transtornos na vaca como febre do leite, cetose, retenção de placenta, metrite e deslocamento de abomaso geralmente ocorrem durante esta fase. O sistema imune da vaca durante esses dias está deprimido, aumentando a susceptibilidade dos animais mastites. Quando as vacas são manejadas incorretamente durante o período de transição, observa-se:

» Aumento do número de desordens metabólicas e digestivas » Menor pico de lactação e conseqüente menor produção durante aquela lactação » Maior perda de condição corporal » Diminuição do desempenho reprodutivo » Maior taxa de descarte no rebanho.

Gustavo R. A. Oliveira
Técnico Agrícola - ABCGIL

FONTE : rehagro.com.br



Foto: Luciene Franklin

 

 


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG