Área do Criador
Como realizar e avaliar a cura de umbigo das bezerras em sua propriedade?

Como realizar e avaliar a cura de umbigo das bezerras em sua propriedade?

18/09/2014



Como realizar e avaliar a cura de umbigo das bezerras em sua propriedade?

A cura de umbigo de bezerras recém-nascidas é de extrema importância e pode impactar no desenvolvimento do animal. Essa visa secar o coto umbilical de forma a não atrair moscas e a fechar a porta de entrada a microrganismos ao corpo inteiro. Por isso, deve ser prioridade! A cura de umbigo refletirá na saúde e produção da bezerra pelo resto da vida dela!

Para o umbigo secar naturalmente, pode levar de 7-10 dias. Em sistemas de produção de leite, concentrar muitos animais em uma só área, aumenta o desafio de acúmulo de matéria orgânica e de microrganismos patogênicos. Por isso, ajudar secando os umbigos das bezerras o quanto antes, evita que uma infecção ocorra.

A utilização de iodo 10% é recomendável para a cura de umbigo, associado a isso um local com boa higiene e o monitoramento da eficiência da cura de umbigo são aconselháveis. A intenção é que o iodo resseque o umbigo dos bezerros, fechando a porta de entrada a microrganismos e acabando com o estímulo para moscas pousarem e depositarem ovos.

A cura do umbigo deve ser realizada imediatamente após o nascimento e repetida pelo menos nos 3 primeiros dias de vida das bezerras, 2 vezes ao dia, sendo o ideal realiza-la até que o umbigo fique seco. Quanto ao pote para colocar o iodo, frascos que são normalmente utilizamos para pré e pós dipping de tetos na ordenha tem boca larga, boa profundidade e há aqueles sem retorno, ideais para evitar que o iodo já utilizado contamine o restante do iodo, prejudicando sua ação, pois o iodo perde sua ação quando em contato com matéria orgânica/sujeira.

Como saber se a cura de umbigo está sendo eficiente?

Para isso, confere-se o umbigo das bezerras quando elas tem 2 dias e repete a conferência quando elas tem por volta de 2 semanas de vida. Para fazer esta conferência deve-se deitar as bezerras de lado e palpar o umbigo.

No 2º dia de vida, espera-se que um umbigo bem curado tenha o diâmetro de um dedo polegar e na 2º semana um diâmetro semelhante ao da carga de uma caneta esferográfica comum.

A cura de umbigo é fácil de ser realizada e monitorada e gera muitos benefícios para o desenvolvimento de bezerras saudáveis. Por isso, não deixe de fazê-la!

FONTE : rehagro.com.br


Gustavo Rodrigues A. Oliveira
Técnico Agrícola

 


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG