Área do Criador
Importância do conforto térmico

Importância do conforto térmico

25/09/2014



Prezados Associados,

Vacas leiteiras devem estar em boas condições de  bem-estar, o que significa estar em boas condições de  saúde, bem alimentadas, fora de um ambiente hostil e vivendo em  um ambiente tranquilo  que lhes proporcione conforto. Um ambiente confortável é aquele que apresenta condições adequadas de ventilação, temperatura e umidade do ar, além de ter superfícies macias, limpas e livre de poeira ou barro e que ofereça fácil acesso a água, alimento e local de descanso.  O conforto de uma vaca em lactação pode ser atrapalhado se não entendermos a sua biologia através do que o animal ouve, vê, as formas que ela adquire e perde calor e também pelo seu comportamento social e alimentar.

 

As vacas leiteiras encontram-se em conforto térmico quando a temperatura ambiental se mantém dentro de uma faixa chamada zona termoneutra, que é limitada em ambos extremos pela temperatura crítica inferior e pela temperatura crítica superior. 

 

Dentro desta faixa o animal está bem, não sente frio nem calor e pode exercer normalmente suas atividades diárias como alimentar-se, andar, descansar, sem que precise perder energia para dissipar calor. 

 

Quando a vaca não está em conforto térmico, parte de suas reservas energéticas são gastas para realizar mecanismos fisiológicos comportamentais que auxiliem na regulação da temperatura corporal. A faixa de temperatura termoneutra (acima da temperatura crítica inferior e abaixo da crítica superior) pode variar de acordo com a raça do animal, idade e estado fisiológico. Por exemplo, vacas de raças europeias, também conhecidas como taurinas (como Holandês e Jérsey) são mais exigentes que as de raças zebuínas (como Gir leiteiro) e suas cruzas, veja na tabela abaixo.

 

 

 

Fausto Cerqueira

Zootecnista ABCGIL

 

FONTE: http://www.grupoetco.org....jo_conforto.pdf

 


 

 


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG