Prezados Associados,
Vacas leiteiras devem estar em boas condições de bem-estar, o que significa estar em boas condições de saúde, bem alimentadas, fora de um ambiente hostil e vivendo em um ambiente tranquilo que lhes proporcione conforto. Um ambiente confortável é aquele que apresenta condições adequadas de ventilação, temperatura e umidade do ar, além de ter superfícies macias, limpas e livre de poeira ou barro e que ofereça fácil acesso a água, alimento e local de descanso. O conforto de uma vaca em lactação pode ser atrapalhado se não entendermos a sua biologia através do que o animal ouve, vê, as formas que ela adquire e perde calor e também pelo seu comportamento social e alimentar.
As vacas leiteiras encontram-se em conforto térmico quando a temperatura ambiental se mantém dentro de uma faixa chamada zona termoneutra, que é limitada em ambos extremos pela temperatura crítica inferior e pela temperatura crítica superior.
Dentro desta faixa o animal está bem, não sente frio nem calor e pode exercer normalmente suas atividades diárias como alimentar-se, andar, descansar, sem que precise perder energia para dissipar calor.
Quando a vaca não está em conforto térmico, parte de suas reservas energéticas são gastas para realizar mecanismos fisiológicos comportamentais que auxiliem na regulação da temperatura corporal. A faixa de temperatura termoneutra (acima da temperatura crítica inferior e abaixo da crítica superior) pode variar de acordo com a raça do animal, idade e estado fisiológico. Por exemplo, vacas de raças europeias, também conhecidas como taurinas (como Holandês e Jérsey) são mais exigentes que as de raças zebuínas (como Gir leiteiro) e suas cruzas, veja na tabela abaixo.
Fausto Cerqueira
Zootecnista ABCGIL
FONTE: http://www.grupoetco.org....jo_conforto.pdf