Área do Criador
Boas práticas de manejo de ordenha - Teste da caneca de fundo preto

Boas práticas de manejo de ordenha - Teste da caneca de fundo preto

01/10/2014


Prezados Associados,

A implantação de boas práticas de manejo na ordenha resulta na obtenção de leite com alta qualidade e higiene, que atualmente é remunerado pelos laticínios que prezam qualidade e higiene, reduzindo os gastos com processamento do leite. Porém quando se trata de manejo de ordenha, é necessário conhecer o passo a passo de uma ordenha de qualidade.


PRIMEIRO CONTATO COM A MATRIZ

Assim que o animal é conduzido para a linha de ordenha, deve-se observar a higiene dos tetos. Se o mesmo encontrar-se sujo, deve-se direcionar o jato de água para lavar somente os tetos, para que a sujidade do úbere não entre na teteira, fazendo com que a teteira sugue a água suja que irá escorrer do úbere e seguir diretamente para o tanque, fator este, que leva a uma alta contagem de CBT (contagem bacteriana total).


O TESTE DA CANECA DE FUNDO PRETO

O teste da caneca de fundo preto serve para diagnosticar a mastite clínica das matrizes que estão em lactação. Esse procedimento deve ser realizado em todas as ordenhas.

Para quem utiliza de bezerro ao pé, antes de colocar o bezerro para descida do leite é necessário que faça o teste antes, pois o teste da caneca é realizado com os três primeiros jatos de cada teto, observando cuidadosamente se há alguma alteração no leite, como grumos ou pus, e se há presença de sangue ou coloração alterada. Caso haja alteração em algum dos tetos, limpe a caneca antes de continuar o teste, pois, ao deixar o leite contaminado na caneca corre-se o risco de contaminação dos tetos sadios. Se constatado mamite no teste da caneca, retirar o leite da matriz em um galão separado para que o mesmo não entre em contato com o leite bom, de modo a não afetar na qualidade do leite no tanque.


Antônio Luiz de Andrade Filho

Zootecnista – ABCGIL



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG