Área do Criador
Evolução dos Julgamentos de Gir Leiteiro

Evolução dos Julgamentos de Gir Leiteiro

13/10/2014



Prezados Associados,
 

A ABCGIL desde sua fundação vem buscando identificar dentro da raça Gir animais que sejam bons produtores de leite. Desde 1999, portanto há 15 anos, a ABCGIL promove a realização de exposições de Gir Leiteiro buscando juntamente com técnicos especializados de outras raças bovinas leiteiras a identificação das formas ideais que caracterizam animais produtivos.

Esta história começou no ano de 1997 com a formação de um grupo de estudos para elaboração de critérios de julgamento e a realização das primeiras mostras regionais com o Gir Leiteiro. O resultado culminou na realização da 1ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro em 1999 na cidade de Brasília/DF com a participação maciça dos associados da ABCGIL.

Em 2002 a ABCGIL realizou o 1º Curso de Julgamento para formação de jurados especializados em Gir Leiteiro com o intuito de ampliar a gama de profissionais capacitados a julgar a raça.

O ano de 2004 foi marcado pela estreia do Gir Leiteiro nos julgamentosda Expozebu,separando os dois biótipos em pistas distintas entre Leite e Dupla Aptidão. Deste momento em diante foi dado o grande impulso na participação do Gir Leiteiro em várias exposições de todo o país.

A implantação de julgamentos em pista pela ABCZ separando a raça para as funções aptidão leiteira e dupla aptidão é um reconhecimento das diferenças morfológicas quanto ao tipo, devido a mudanças ocorridas na conformação dos animais Gir Leiteiro em relação aos outros animais Gir, ambos enquadrados no padrão racial exigido para registro.

Com esta crescente demanda do Gir Leiteiro nas exposições e com o aumento do número de criadores participantes, a ABCGIL instituiu em 2008 o Ranking Nacional da Raça com o objetivo de divulgar os trabalhos de seleção dos seus associados e promover o Gir Leiteiro com raça funcional produtora de leite. Esta iniciativa proporcionou um aumento muito rápido do número de exposições ranqueadas pela ABCGIL, como podemos observar no gráfico abaixo:



Fonte: ABCGIL
 

O primeiro ranking ocorreu no período de julho de 2008 a julho de 2009, encerrando-se na Exposição Nacional do Gir Leiteiro – Megaleite na cidade de Uberaba/MG. Neste ranking de 2008/2009 foram realizadas 10 exposições com a participação de 1910 animais.

O movimento do primeiro ranking motivou os criadores a participarem mais das exposições ranqueadas pela ABCGIL e novos pedidos de homologação surgiram em várias regiões do país, impulsionando ainda mais o aumento de eventos ranqueados. No ranking de 2013/2014 a ABCGIL registrou 42 de exposições ranqueadasnos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Distrito Federal. Neste mesmo período foi registrada a participação de 151expositores que são associados ABCGIL, distribuídos por todo o país.


A evolução do número de Expositores participantes do Ranking ABCGIL pode ser observada nos gráficos à abaixo:



Fonte: ABCGIL
 

Com o aumento do número de exposições ranqueadas e com a constante necessidade de incorporação de novos técnicos nos trabalhos de seleção do Gir Leiteiro a ABCGIL e ABCZ começaram um processo de treinamento e reciclagem dos técnicos interessados em trabalhar com a raça. Em 2011 e 2012 foram realizados cursos de capacitação em morfologia do Gir Leiteiro, trazendo a discussão novos conceitos e diretrizes preconizadas palas ABCGIL. Em contrapartida houve também o compromisso da ABCGIL e ABCZ em dar oportunidade para novos profissionais atuarem como jurados nas exposições homologadas. O resultado deste trabalho foi a inclusão de novos jurados que atuaram nas exposições, partindo de um número inicial de 5 jurados no ranking 2008/2009 para 20 no ranking 2013/2014. Esta evolução pode ser observada no gráfico abaixo:



Fonte: ABCGIL
 

Estes números mostram que o Gir Leiteiro vem crescendo de forma sustentável, se consolidando cada vez mais como uma raça produtora de leite com qualidades morfológicas constatadas nas principais pistas de julgamento. Mostra também que a criação do Ranking Nacional pela ABCGIL foi decisiva para fomentar o Gir Leiteiro por todo Brasil, proporcionando o crescimento da raça e a adesão de novos criadores e técnicos.

 

Autores:

André Rabelo Fernandes – Coordenador Operacional do PNMGL

Fausto Cerqueira Gomes – Coordenador Técnico de logística de Exposições


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG