Área do Criador
A importância da escrituração zootécnica

A importância da escrituração zootécnica

15/10/2014



Prezados associados,

A escrituração zootécnica consiste no registro de todos os eventos que ocorrem no rebanho, sistematicamente. Envolve desde a anotação dos nascimentos dos animais até seu desempenho produtivo e reprodutivo.

Com a escrituração zootécnica rotineira é possível gerar relatórios que comprovam o desempenho dos animais, auxiliando portanto, na escolha dos melhores animais de um rebanho. A escolha de animais tomando-se com base apenas seus caracteres morfológicos não é suficiente e dessa forma incorrer em escolhas erradas, pois, às vezes o que é perfeito por fora não é bom por dentro ou vice-versa.

Para melhor ilustrar essa questão podemos representar o desempenho de um animal pela equação clássica do melhoramento em que P = G + E, indicando que o animal é o resultado do seu genótipo e das condições ambientais a que está submetido (manejo alimentar, sanitário e reprodutivo bem como condições climáticas). Assim, os caracteres morfológicos isolados não são um bom indicador da capacidade produtiva de um animal, pois as correlações entre características de tipo e produção são geralmente baixas. Para uma avaliação segura e escolha acertada dos animais mais produtivos, deve-se ter escrituração zootécnica sistemática e confiável e nela registradas todos os dados produtivos de todos os animais.

A escrituração zootécnica é, pois uma técnica simples de anotação dos dados referentes às criações, tais como: identificação do animal, nome e número do pai e da mãe, data de nascimento, sexo, dados de produção, data da cobertura, manejo sanitário, alimentar e reprodutivo adotados. As informações constantes numa ficha de escrituração zootécnica auxiliam na tomada de decisões que vão desde mudanças nas práticas de manejo geral adotado que por ventura não estejam funcionando a contento, até medidas mais complexas como é a escolha dos animais para melhoramento genético das características de interesse. Além disso, auxilia também no controle dos custos de produção e com isso, podendo-se prever os lucros.

A escrituração zootécnica pode ser feita utilizando-se desde fichas simples na forma de uma tabela em folhas de papel, planilhas eletrônicas do tipo Excel até programas de computador que já existem no mercado, próprios para esta finalidade.

Fonte: Neila Lidiany Ribeiro

Carlos Matheus Arantes Pereira
Técnico Agrícola    



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG