Área do Criador
Silvio Queiroz é novo representante da ABCZ no DF

Silvio Queiroz é novo representante da ABCZ no DF

27/02/2015



A ABCZ mantém representatividade na capital federal em tempo integral. Com a saída de Geraldo Melo, associado e conselheiro da ACGB (Associação de Criadores de Guzerá do Brasil), o posto de Brasília já foi designado ao criador Silvio Queiroz Pinheiro no intuito de que a Associação continue demonstrando posicionamento efetivo diante dos principais assuntos de interesse do segmento pecuário.

Silvio Queiroz Pinheiro possui formação em engenharia elétrica e um currículo reconhecido no setor de energia, mas a atividade preferida dele, desde a infância, é a da fazenda, a da atividade com o rebanho zebuíno da raça Gir Leiteiro. O convite para a atuação no Distrito Federal foi firmado pela afinidade de interesses e opiniões com a diretoria da ABCZ, na gestão do presidente Luiz Claudio Paranhos e, principalmente, pela trajetória de destaque do representante dentro do mundo do zebu. “Essa relação é fundamental para a condução do trabalho de articulação política. O Silvio Queiroz vai fazer o acompanhamento semanal das pautas de interesse da ABCZ no Planalto. Ele participará da reunião semanal de pauta da Frente Parlamentar da Agropecuária e também dará suporte nas discussões dos temas relacionadas à pecuária dentro do Congresso Nacional e dos Ministérios, entre eles o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explica o presidente da ABCZ Luiz Claudio Paranhos.

O objetivo da ABCZ, junto ao governo federal e a entidades sediadas na capital do país, é apoiar a viabilização de projetos que beneficiem o setor. Entre as prioridades estão os temas: redução dos custos de produção, abertura de novos mercados, revisão de protocolos sanitários para exportação de genética bovina, fim da concentração da agroindústria, sanidade animal, estímulo à pesquisa, inclusão e ampliação das linhas de crédito pecuário, etc.

“A fazenda está no Triângulo Mineiro, mas minha casa é Brasília. Por essa facilidade eu sempre pude acompanhar de perto as demandas da ABCZ e do zebu. Eu fiquei animado com o convite e tenho esperança de poder corresponder às expectativas. A ABCZ tem que ser percebida como instituição ativa no processo de desenvolvimento da pecuária brasileira”, diz Silvio Queiroz.

 

A história de vida do criador que será Mérito ABCZ na 81ª ExpoZebu

(texto autoral)

Silvio Queiroz Pinheiro nasceu em 26/08/1948 na Fazenda Santa Rita da Estiva, município de Buritizal-SP, filho de Jeronimo Alves Pinheiro e Antonieta Queiroz Pinheiro. Cresceu acompanhando seu pai na lida diária com o manejo do gado e sua mãe nas tarefas da queijeira. Iniciou seus estudos em escola rural vizinha à Estiva e, em 1958, foi interno no Colégio Marista em Franca, SP, dando inicio à sua vivencia urbana. Formou-se em Engenharia Elétrica em 1974 pela Escola de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos.

Durante a caminhada estudantil, sempre retornava à Estiva nos períodos de férias, para auxiliar nas tarefas diárias da fazenda. Sempre gostou de acompanhar as exposições de gado em Franca, Uberaba e Barretos, mantendo suas atenções na raça Gir.

Recém formado, ainda em 1974, chegou em Brasília para atuar na distribuição de energia elétrica no Distrito Federal.

Silvio é casado a 39 anos com a psicóloga e administradora escolar barretense Marli Marques Ferreira Pinheiro com quem tem 3 filhos: os veterinários Fernando Ferreira Pinheiro (38), Henrique Ferreira Pinheiro (34) e a jornalista Roberta Ferreira Pinheiro (24).

Sem perder contato com a fazenda, buscou conciliar as atividades da engenharia com o gado zebu, até que, em 1987, assumiu a implantação da Fazenda Alto da Estiva e gestão de parte do plantel de Gir Leiteiro que havia recebido da partilha dos bens da Fazenda Santa Rita da Estiva.

Associou-se à ABCZ e, após registro dos animais, buscou aprimorar o trabalho de seleção da raça gir com objetivo definido para produção de leite, anteriormente iniciado pelo seu pai.

Buscou acompanhar os irmãos na participação do Teste de Progênie de Touros, conduzido pela ABCGIL e EMBRAPA Gado de Leite. Em fevereiro de1989 iniciou o controle leiteiro executado pela ABCZ e em 1996 associou-se à ABCGIL com o intuito de participar mais ativamente no processo de melhoramento genético da raça Gir na função para produção de leite.

Mesmo continuando suas atividades profissionais no Setor Elétrico como especialista em distribuição de Energia, sempre manteve suas atenções na condução das atividades com o Gir... Leiteiro.

Em Brasília, por serviços prestados ao Governo do Distrito Federal, foi agraciado com a medalha “Mérito Buriti”.

Em 2003 fez opção pela troca de propriedade rural, a Alto da Estiva em Buritizal- SP pela Arapoema em Uberaba-MG, quando então criou a marca Gir Leiteiro Alto da Estiva como uma forma de manter os laços com a terra natal.

Em 2007, após aposentar das atividades com a engenharia de distribuição de energia elétrica, decidiu dedicar-se à atividade de fortalecimento da raça que havia proporcionado, aos seus pais ,as condições para sua formação escolar e profissional.

Intensificou, então, o trabalho de seleção do Gir Leiteiro Alto da Estiva e colocou-se à disposição dos associados da ABCGIL para conduzir a Associação.

Eleito presidente em 2007 foi reeleito em 2010, tendo concluído sua gestão em 2013, passando a fazer parte do Conselho Diretivo da associação como membro efetivo.

Em 2012 recebeu o titulo de cidadão honorário de Uberlândia, outorgado pela Câmara Municipal, por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da agropecuária daquela cidade e região.

Durante o período como presidente da ABCGIL, compôs o Conselho Técnico da ABCZ e, na atual gestão desta Associação, foi escolhido para compor o Conselho Consultivo como um dos representantes do Distrito Federal.

Fonte: site ABCZ
Márcia Benevenuto
Foto: Maurício Farias




outras notícias:

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia

06/10/2023 - ABCGIL lança site de ofertas para associados

28/09/2023 - Divulgação 6º Sumário de Fêmeas Gir Leiteiro e Resultado Genoma 2023


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG