Área do Criador
ABCZ adota novo modelo de avaliação linear para zebuínos leiteiros

ABCZ adota novo modelo de avaliação linear para zebuínos leiteiros

12/11/2015

Larissa Vieira

As novilhas da Prova de Produção de Leite Sustentável da raça Gir Leiteiro foram as primeiras fêmeas a passar pelo novo modelo de avaliação linear do PMGZ Leite. Dentro da metodologia adotada, 19 caraterísticas serão mensuradas pelos técnicos e controladores de leite. A mudança ocorreu para otimizar a coleta das mensurações morfológicas realizadas no zebu leiteiro.

Todas essas mensurações ajudarão a ampliar o banco de dados de informações morfométricas da ABCZ e vão compor as avaliações genéticas do PMGZ Leite. As novilhas das raças zebuínas de aptidão leiteira de primeira cria deverão passar pelas avaliações lineares.

Entre as características a serem mensuradas, estão aquelas que compreendem medidas corporais objetivas, avaliação do úbere e também medidas de temperamento. Os controladores medirão: Altura de Garupa, Perímetro Torácico, Comprimento do Corpo, Comprimento da Garupa, Largura entre os Ísquios, Largura entre os Íleos, Ângulo de Garupa, Ângulo de Cascos, Posição de Pernas (vista lateral), Posição das Pernas (vista por trás), Úbere Anterior (ligamento/firmeza), Úbere Posterior (altura), Úbere Posterior (largura), Profundidade de Úbere, Comprimento de Tetos, Diâmetro de Tetos, Comprimento de Umbigo, Facilidade de Ordenha, Temperamento. Os técnicos e controladores credenciados pela ABCZ que atuam em todo o país passarão por treinamento sobre a nova metodologia a partir do próximo ano.

A coleta de dados na Prova de Novilhas da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro ocorreu ontem (11/11/15), em Uberaba (MG), e foi feita pela gerente do PMGZ Leite Bruna Hortonali e pelo coordendor operacional do PNMGL (Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro) André Rabelo Fernandes.

Fonte: abcz.org.br



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG