Área do Criador
4ª Prova Nacional de Produção de Leite.

4ª Prova Nacional de Produção de Leite.

01/06/2016

A ABCGIL convida seus associados a participarem da 4ª Prova Nacional de Produção de Leite - Gir Leiteiro Sustentável.
Com a prova será possível avaliar a produtividade leiteira da raça de forma sustentável e economicamente viável. As novilhas serão manejadas em sistema de produção a pasto com suplementação volumosa na seca, normalmente utilizado pelos produtores de leite com o fornecimento de concentrado de forma racional, visando principalmente equilíbrio no custo de produção.
Na prova serão também avaliadas outras características como desenvolvimento, comportamento, eficiência reprodutiva em produção, consumo e conversão alimentar e qualidade do leite (Gordura, Proteína, Lactose, Sólidos Totais e CCS), através de um índice econômico de produção.
A Prova trabalha com uma estação de parição que vai de agosto a setembro de cada ano. Os criadores inseminam suas novilhas de novembro a dezembro para que possam chegar ao local da Prova no terço final da gestação. A prova tem duração de 14 meses, sendo dois meses de pré-parto e mais 12 meses de lactação.
São fêmeas do Brasil inteiro, oriundas dos principais criatórios Gir Leiteiro dos associados da ABCGIL. Todas as novilhas receberão a mesma alimentação e manejo. Durante a prova todas as fêmeas terão condições de expressar o seu potencial dentro de um sistema de produção economicamente sustentável.
O ponto alto da prova será a produção de leite semelhante com uma fazenda que visa à sustentabilidade da atividade. As novilhas são alimentadas a pasto, e com suprimentos pontuais, de maneira que elas possam aproveitar ao máximo seu potencial. Dessa maneira, as novilhas tem que se pagar. Na pecuária moderna atual não se permite mais animais que produzam leite sem dar lucro para o produtor. Por isso a Prova é espelhada em um mercado economicamente sustentável.
Outras avaliações estão também em andamento, como trabalhos de Mestrado e pesquisas científicas relacionadas aos constituintes do leite e fisiologia dos animais. Além da EPAMIG e EMBRAPA Gado de Leite, outras instituições de pesquisa são também parceiras da ABCGIL com o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho – IZ, a universidade de Uberaba – UNIUBE e as Faculdade Associadas de Uberaba – FAZU. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ também é uma importante parceira da Prova na execução e oficialização do controle leiteiro oficial juntamente com apoio logístico e institucional.
Os resultados da Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Sustentável serão divulgados durante a Expogenética 2017 em Uberaba-MG. Os animais serão premiados pela produtividade, quantidade de sólidos e qualidade do leite, além da lucratividade que cada uma gerou ao final do processo.
Com a Prova Nacional de Produção de Leite: Gir Leiteiro Susutentável a ABCGIL, EPAMIG, EMBRAPA Gado de Leite e demais parceiros esperam estar contribuíndo com o desenvolvimento de novas tecnologias que possam ser aplicadas ao Gir Leiteiro e seus cruzamente, bem como validar algumas técnicas de manejo e alimentação já utilizadas em outros locais do Brasil e do Mundo. Além disso, é também objetivo da Prova divulgar o Gir Leiteiro como raça produtora de leite em ambiente economicamente sustenável.



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG