Área do Criador
LIVRO GIR LEITEIRO: A NOSSA RAÇA É LANÇADO DURANTE A EXPOGIL 2016

LIVRO GIR LEITEIRO: A NOSSA RAÇA É LANÇADO DURANTE A EXPOGIL 2016

29/09/2016

LIVRO GIR LEITEIRO: A NOSSA RAÇA É LANÇADO DURANTE A EXPOGIL 2016

O livro Gir Leiteiro: a nossa Raça é uma obra de 292 páginas, bilíngue, em português e espanhol. Um livro técnico de linguagem acessível aos pecuaristas e produtores de leite, também direcionado para profissionais e estudantes na área de Ciências Agrárias: Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O lançamento aconteceu no Museu do Zebu no dia 22 de setembro, durante a EXPOGIL - Exposição Nacional do Gir Leiteiro. O livro conta com apoio institucional da ABCGIL, ABCZ e Museu do Zebu. Estavam presentes membros da Diretoria da ABCGIL, Lúcio Rodrigues Gomes e Rodrigo Bragança, e equipe da Associação, André Rabelo, Fausto, Ranielly e Gisele. Estavam presentes também o Presidente da ABCZ Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, e a diretora Ana Cláudia Mendes Souza. Também esteve presente a Presidente do Conselho Curador do Museu do Zebu Dionir Dias de Oliveira Andrade.

\"Já faz algum tempo que iniciei o projeto, a partir de rascunhos, relatos de muitos criadores e muitas pessoas experientes que conheci ao longo do caminho, experiências vividas a campo com os produtores de leite, e muitas histórias ao longo desses mais de 15 anos aprendendo com essa Raça incrível, dócil, que cativa, encanta, que produz um leite especial, e que reproduz facilmente, e que vive muito, e que muito contribui nos rebanhos de cada um dos criadores e selecionadores no Brasil e no mundo Tropical. Acredito muito na força do Gir Leiteiro e seus cruzamentos para produção de leite nos Trópicos no mundo todo, e o produto da vaca Gir Leiteiro além da genética como raça pura, é um leite saudável, \"da vaca que come capim\", um leite diferenciado na sua composição, com elevados teores de proteína, gordura, e sólidos em comparação com outras raças especializadas leiteiras. Além de estudos recentes com a beta caseína A2A2 que o torna ainda mais especial, e estudos com a beta lactoglobulina e kappa caseína, que são responsáveis pelo maior rendimento na produção de queijo e derivados lácteos\", ressalta a autora Tatiane A. Drummond Tetzner sobre o livro.

O livro estará disponível para venda na ABCGIL e no Museu do Zebu, também poderá ser enviado pelos Correios através de depósito bancário, mais informações por e-mail girleiteiro.livro@gmail.com

Sobre a autora: Tatiane Almeida Drummond Tetzner

Brasileira, nascida em Ituiutaba MG, aos 07 dias do mês de outubro de 1980, filha de João Henrique Tetzner e Thelma Regina Almeida Drummond Tetzner.
Concluiu o ensino médio no “Colégio Carlos Drummond de Andrade, Nacional”, na cidade de Uberlândia MG, em dezembro de 1998.
Ingressou no curso de graduação em Medicina Veterinária na Faculdade de Medicina Veterinária – FAMEV, Universidade Federal de Uberlândia – UFU, em 1999; obteve bolsa de Iniciação Científica pelo CNPq, sob a orientação do Prof. Dr. Edmundo Benedetti. Concluiu, em 2004, o curso superior em Medicina Veterinária.
Obteve bolsa de Treinamento Técnico pela FAPESP, junto ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Jaboticabal, sob orientação do Prof. Dr. Joaquim Mansano Garcia, de agosto de 2004 a fevereiro de 2005. Ingressou, em março de 2005, no curso de Pós-graduação, ao nível de Mestrado, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Mansano Garcia, no Programa de Medicina Veterinária, Área de concentração em Reprodução Animal, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV, Campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista – UNESP, com bolsa de Mestrado pela FAPESP. Concluiu a Especialização em Julgamento das Raças Zebuínas, pelas Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), em Uberaba MG em 2006.
Ingressou em março de 2007, no curso de Pós-graduação, ao nível de Doutorado, sob a orientação do Prof. Dr. Joaquim Mansano Garcia, no Programa de Medicina Veterinária, Área de concentração em Reprodução Animal, na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV, campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista – UNESP, com bolsa de Doutorado pelo CNPq. Concluiu, em janeiro de 2011, o Doutorado.
Atuou como Coordenadora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) de 2006 a 2007.
Atualmente é Gerente de Produto leite Zebu da CRV LAGOA, Central de genética, desde junho de 2010, Empresa internacional de melhoramento genético bovino, dirigida por Cooperativa de holandeses e belgas.
Orientadora e Co-orientadora de teses de estudantes de pós-graduação e de cursos de graduação em medicina veterinária e zootecnia.
Atualmente cursa MBA em Gestão estratégica de pessoas e organizações sustentáveis pela USP/Fundace em Ribeirão Preto SP, desde 2015.
Jurada Efetiva das seguintes Associações: Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), e Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Julgou exposições importantes como edições de EXPOZEBU, e Exposições Nacionais do Gir Leiteiro, bem como Exposições Internacionais na América Latina.
Já atuou como jurada efetiva nas Raças: Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Sindi, Tabapuã, Brahman e Indubrasil, bem como na Raça Girolando.
Atuou como Jurada Efetiva e ministrou cursos no Exterior em vários países da América Latina: Colômbia, México, Equador, Venezuela, Bolívia, Honduras, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.
Membro da Sociedade Brasileira de Tecnologia de embriões (SBTE).
Com diversas publicações científicas na área de reprodução animal e Biotecnologias reprodutivas em bovinos (produção in vitro de embriões) e publicações técnico-científicas na área de bovinocultura de leite e sistema mamário de fêmeas bovinas, em revistas especializadas, de extensão, anais de congressos e capítulos de livros.
Recebeu homenagens de instituições públicas e privadas, dentre elas o reconhecimento de Honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à Medicina Veterinária, concedido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV MG) em 2015.

Contato: tatianevet@hotmail.com / girleiteiro.livro@gmail.com



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG