Área do Criador
CARTA CONVITE PRÉ-SELEÇÃO GENÔMICA DE TOUROS

CARTA CONVITE PRÉ-SELEÇÃO GENÔMICA DE TOUROS

16/05/2018

Prezado Criador.

Com o objetivo de aumentar a intensidade na seleção dos jovens reprodutores Gir Leiteiro que entrarão em avaliação, a ABCGIL e Embrapa Gado de Leite atualizaram o regulamento para participação dos touros no Teste de Progênie com a inclusão da ferramenta de seleção genômica como pré-requisito necessário para os candidatos à 10ª Prova de pré-seleção, a ser realizada a partir de novembro deste ano.
As inscrições para a 10ª Prova de Pré-seleção de touros se iniciam em outubro deste ano e os animais candidatos deverão ser todos genotipados desde já para o cálculo do seu valor genético genômico. Este pré-requisito será de grande utilidade para a identificação, dentre vários animais do rebanho, dos touros com maior potencial genético para produção de leite com base na pesquisa genômica.
Os criadores interessados em participar da 10ª Prova de Pré-seleção deverão enviar as amostras de sangue dos touros candidatos para o Laboratório de Genética Molecular da Embrapa Gado de Leite até o dia 30/06/2018. Somente serão genotipados machos com idade de até 30 meses na data de 01/11/2018. Não existe idade mínima para envio de amostras. Os relatórios com os devidos resultados serão entregues aos criadores no início de outubro para que os mesmos possam definir quais animais participaram da Prova de pré-seleção.
O custo da genotipagem será de R$ 120,00 por animal, e não haverá limitação no número de animais genotipados por associado. Recomendamos aos criadores que enviem também amostras de sangue de animais mais jovens, para iniciar desde já a seleção dos machos candidatos ao Teste de Progênie dos próximos anos.
Estamos encaminhando em anexo um manual da Embrapa Gado de Leite com o passo-a-passo para a correta coleta e envio do material biológico.
Para maiores informações, os senhores associados poderão entrar em contato com a ABCGIL no telefone 34-3331-8400 ou no e-mail: andre@girleiteiro.org.br.



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG