Área do Criador
ABCGIL lança 1º Sumário Genômico de Fêmeas Jovens e Adultas

ABCGIL lança 1º Sumário Genômico de Fêmeas Jovens e Adultas

24/08/2018

Agosto de 2018 torna-se um marco para a raça Gir Leiteiro. Após 10 anos entre planejamento, coleta e processamento de dados e pesquisa, na tarde do dia 23 a Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro em parceria com a Embrapa Gado de Leite com apoio da ABCZ divulgou seu primeiro sumário genômico de fêmeas jovens e adultas, durante a Expogenética no Salão Nobre da ABCZ, dando sequência aos trabalhos inerentes ao Genoma Gir Leiteiro, que teve seu primeiro sumário genômico de touros divulgado em maio deste mesmo ano.
“...o empenho dos criadores fez com que presenciássemos um movimento sem precedentes na pecuária brasileira: A coleta e genotipagem de amostras de mais de 4.700 animais de 66 criatórios espalhados por todo o país em um curto espaço de tempo, financiado exclusivamente pelos criadores. Este movimento foi semelhante ao início do Teste de Progênie, onde também os criadores de Gir Leiteiro, associados da ABCGIL, arcaram com os custos iniciais de sua implantação.” salienta André Rabelo, Superintendente Técnico da ABCGIL.
Espera-se a partir de agora que os criadores de Gir Leiteiro passem cada vez mais a adotar o uso do genoma como ferramenta para tomadas de decisões na seleção de futuros animais como também na orientação de cruzamentos dentro dos próprios rebanhos, passando a explorar os benefícios exclusivos que o genoma proporciona.
No mesmo dia ocorreu uma homenagem especial aos criadores pioneiros que foram os primeiros a ceder material genético para o projeto, quando ocorreu uma foto histórica para a raça.



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG