Área do Criador
Comunicado ABCGIL

Comunicado ABCGIL

30/11/-0001


No início de fevereiro deste ano reiniciamos os trabalhos de coleta de material biológico (desta vez bulbos dos pelos da cauda) para o incremento do banco de dados de genótipos do projeto genoma do Gir Leiteiro. Elaborou-se então um cronograma para coleta de amostras e envio à ABCGIL até o dia 28/02/2019. Paralelo a isso, foi realizada uma consulta à Embrapa Gado de Leite a respeito do cronograma para uma nova etapa de avaliação genômica.
Em atendimento a nossa consulta, o Chefe geral da Embrapa Gado de Leite, Dr. Paulo do Carmo Martins nos informou em e-mail do dia 18/02 que poderia ser rodado um novo sumário com as top 10% melhores fêmeas para a Expozebu, porém não seriam disponibilizados relatórios aos criadores com todos os dados individuais dos animais genotipados, sendo possível tão somente a publicação do sumário, pois isso caracterizaria prestação de serviço e não encontraria amparo jurídico nos instrumentos contratuais atualmente vigentes entre a ABCGIL e a Embrapa (PNMGL).
Outra questão levantada pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite, seria a necessidade dos resultados das genotipagens chegarem até o dia 25/03, para que houvesse tempo de rodar as análises genômicas. Por outro lado, a prestadora de serviços de genotipagem, Neogen, solicitou, informalmente, à ABCGIL um prazo de 30 dias corridos para genotipar o material biológico recebido.
Em decorrência do exposto e em reunião técnica realizada no dia 20/02, com participação da Embrapa Gado de Leite (Bruno Carvalho, Samuel Oliveira, Marcos Vinícius e João Cláudio Panetto), da ABCGIL (Joaquim José da Costa Noronha, Eduardo Falcão de Carvalho, José Afonso Bicalho, José de Castro Rodrigues Netto e Sílvio Queiroz Pinheiro) e da ABCZ (Eduardo Falcão de Carvalho), seguindo a pauta da reunião, debateram e decidiram os seguintes assuntos:

1. Plano de negócios ABCGIL/EMBRAPA com participação da ABCZ:
Participação da ABCZ no PNMGL.
Este assunto deverá ser tratado entre as duas entidades, sem influenciar nas etapas em andamento do PNMGL (em especial ao projeto genoma).

2. Próximas ações do projeto genoma ABCGIL/EMBRAPA - PNMGL:
a. Antes do licenciamento da ferramenta genômica, deverá ser aditado o atual convênio do PNMGL por mais um ano, dando respaldo jurídico à EMBRAPA para continuar com as pesquisas da seleção genômica (Preocupação explicitada pela EMBRAPA).
Este aditamento será conduzido pela EMBRAPA para sua efetivação até maio deste ano.
b. Nova rodada de coleta do material biológico para incremento do banco de dados de genótipos.
A ABCGIL deverá operacionalizar a coleta e envio das amostras para a empresa prestadora de serviço de genotipagem.
c. Considerando a manifestação da Embrapa em não disponibilizar relatórios aos criadores com os dados individuais dos animais genotipados, mas tão somente a publicação do sumário com as Top 10% das fêmeas, o Conselho Diretivo (membros natos) da ABCGIL, ratificou a decisão tomada em agosto de 2017 de promover a divulgação completa, de todos os animais genotipados, das avaliações genômicas, durante o evento da Expogenética, nos moldes do que ocorreu em 2018.
d. Plano de negócio com o licenciamento da ferramenta genômica para exploração comercial desta tecnologia.
Considerando a proposta apresentada pela Embrapa e a possibilidade da participação da ABCZ no PNMGL, uma nova etapa de tratativas deverá ocorrer no início de abril de 2019.



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG