COMUNICADO ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA E SUMÁRIO DE FÊMEAS 2020

COMUNICADO ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA E SUMÁRIO DE FÊMEAS 2020

20/10/2020

O resultado da última avaliação genômica da raça gir, gerou uma insatisfação generalizada, mas foi a partir de nossos próprios resultados, que nós da diretoria da ABCGIL, percebemos que algo não está bem. E como associação, nos compete alertar aos técnicos responsáveis, da inconsistência dos resultados e pedir que revejam tudo, do começo ao fim. Certamente deve haver algum erro.

A ABCGIL, como instituição responsável pelo fomento da raça, tem o maior interesse de que essa ferramenta seja a mais fiel e acertada possível; a sua função neste caso, é a de coordenar a entrega dos materiais genéticos, de encaminhar para o laboratório e posteriormente para a Embrapa. Sua missão não é de gerar nem de compilar resultados, muito menos interferir, mas de incentivo, coordenação, interpretação e divulgação daquilo que se refere ao programa de melhoramento, baseada nas conclusões dos técnicos.

Aqueles que confiaram na integridade desta diretoria e da instituição, nos procuraram pessoalmente com a intenção de nos ajudar a em conjunto, acharmos uma solução para o impasse.

Temos praticamente a certeza de que houve algum erro, seja na computação dos dados, seja nos critérios e a melhor forma de resolver é com a própria EMBRAPA. Já estamos em contato direto e solicitando uma revisão. Pode ter havido uma mudança na base de dados, pode ser uma questão de Metodologia, um ajuste a ser feito.
Acreditamos também que não existe programa de melhoramento sem a genômica, isso é uma tendência mundial, Dai a importância de que aos poucos, o gir leiteiro venha calibrando as equações para que as avaliações sejam cada vez mais, compatíveis com a realidade.

Vale ressaltar a ABCGIL só tem razão de existir se o programa de melhoramento for colocado em prática.
Confiamos na lisura da Embrapa e competência de seus pesquisadores. Acreditamos que quando tudo isso for esclarecido, sairemos todos bem mais fortes, tanto a credibilidade na prova genômica, como a ABCGIL, como a raça , como cada criador em particular.

A DIRETORIA



outras notícias:

25/11/2020 - Goiânia , uma Pátria do Gir Leiteiro e seus Ministros e Embaixadores

25/11/2020 - Agradecimento

09/11/2020 - Falece associado Volmer Cerqueira

04/11/2020 - NOTA PÚBLICA



sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG