COMUNICADO EMBRAPA ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA 2020

COMUNICADO EMBRAPA ACERCA DO RESULTADO DO GENOMA 2020

21/10/2020

Após a entrega das avaliações na última sexta-feira, dia 16/10, diversos criadores entraram em contato com a ABCGIL, relatando terem observado inconsistências nos resultados de parte de seus animais. Essas manifestações foram acolhidas pela ABCGIL e comunicadas para a equipe técnica da Embrapa, a qual diante disso realizou verificação detalhada das diversas etapas da avaliação.

Nessa edição foram realizadas as avaliações genômicas de aproximadamente 20 mil animais, incluindo machos e fêmeas dessa e de etapas anteriores. Nesse momento, justamente pelo aumento expressivo no número de amostras e no tamanho dos arquivos utilizados, dois novos equipamentos foram incorporados ao processo e utilizados nas análises. Na transição das análises, entre os equipamentos antigos e os novos, com sistemas operacionais mais atuais e diferentes (Windows 10 e Mac OS), infelizmente um dos arquivos foi parcialmente corrompido. Esse problema levou à perda de parte das informações utilizadas nos modelos estatísticos empregados, alterando os resultados das análises e as PTAs obtidas. Por esse motivo, novas análises estão sendo realizadas e novos resultados serão entregues substituição àqueles entregues em 16/10/2020.

A equipe da Embrapa se desculpa pelo ocorrido, e pede que todos desconsiderem os resultados enviados pela ABCGIL no dia 16, incluindo as avaliações genômicas das fêmeas e dos machos da pré-seleção, e que aguardem a entrega dos resultados corrigidos, prevista para a próxima terça-feira (27/10), comunicando ainda que o problema, depois de identificado, foi completamente sanado. A equipe comunica ainda que novos protocolos de verificação estão sendo incluídos, evitando assim que erros desse tipo possam voltar a ocorrer no futuro.

Salientamos que as avaliações genéticas e genômicas realizadas no PNMGL estão em constante aperfeiçoamento quanto aos seus métodos e conteúdo. A equipe procura, repetidas vezes, realizar consistências em todos os passos do processo de execução dos trabalhos, de modo a evitar erros, mas entende que eventuais ocorrências, como foi o caso nessa avaliação, devem servir como oportunidades de aprendizado e de melhoria do processo. As avaliações genômicas do PNMGL continuam sendo a forma mais acurada disponível para a seleção nos rebanhos que utilizam a genética do Gir Leiteiro.

A equipe espera continuar merecendo a plena confiança de todos na certeza de que nosso esforço e nossa dedicação sempre serão direcionados para a obtenção do melhor resultado com total transparência. Os novos resultados, corrigidos, serão publicados nos mesmos veículos anteriormente utilizados.

Em nome da equipe técnica da Embrapa,

João Cláudio do Carmo Panetto, D.Sc.
Pesquisador em Genética e Melhoramento Animal
Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)



outras notícias:

25/11/2020 - Goiânia , uma Pátria do Gir Leiteiro e seus Ministros e Embaixadores

25/11/2020 - Agradecimento

09/11/2020 - Falece associado Volmer Cerqueira

04/11/2020 - NOTA PÚBLICA



sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG