Inscrição 13ª Prova Pré-seleção Teste de Progênie

Inscrição 13ª Prova Pré-seleção Teste de Progênie

25/11/2021

Prezado Associado,

A Diretoria da ABCGIL foi agradavelmente surpreendida pela grande quantidade de touros inscritos para a 13ª Prova de Pré-seleção e avaliamos cuidadosamente a possibilidade de acolher a todos interessados em participar. Importante ressaltar, que no ano passado não recebemos a quantidade de touros que eram previstos para a prova.

Segundo orientações dos pesquisadores da Embrapa, o acolhimento de todos os inscritos possibilitará um maior número de touros na Pré-seleção o que em tese oferecerá maiores chances de selecionarmos melhores indivíduos para o Teste de Progênie, agregando maior pressão.

Com esse propósito estamos viabilizando a acomodação de todos os touros já inscritos em Pré-seleção, e mantendo os mesmos cuidados para equilíbrio na Pré-seleção, de segurança, medidas para sanidade, equidade de nutrição e práticas aconselháveis de manejo.

Aproveitamos esta mensagem para relembrar:


1 – Condições Técnicas para classificação ao Teste de Progênie

Somente serão classificados aptos ao 37º Grupo do Teste de Progênie os touros participantes da 13ª Prova de Pré-seleção que congelarem sêmen, com Fertilidade (CAP – Capacidade Andrológica por Pontos) igual ou superior a 70 pontos, e que obtiverem ICT (Índice de Classificação de Touros) igual ou superior a 60 pontos.

2 – Número de animais

O número de touros a ser testado a cada ano é definido em função do número de ventres disponíveis, bem como o número de touros por criador, conforme regulamento do PNMGL.
Com a grande melhoria no quadro geral de Fazendas Colaboradoras e com o aumento expressivo na venda de sêmen dos touros Gir Leiteiro em Teste de Progênie, temos confiança ao disponibilizar, para o ano de 2022, o total de 32 vagas para o 37º Grupo.

3 - Critérios de seleção

Como sempre, existe prioridade para touros cujo proprietário e criador sejam a mesma pessoa física ou jurídica (unificados). Essa prioridade é restrita a um touro por Associado. Como sempre, é permitida também a inscrição de touros cujo proprietário não seja o criador.

Atendidos os quesitos técnicos fundamentais (item 1) para classificação de touro na Pré-Seleção, terão prioridade de inscrição no Teste de Progênie, conforme Regulamento:

a) Um touro por proprietário–criador (unificado), respeitada a ordem classificatória conforme ICT;
b) Um touro por proprietário não criador para as vagas restantes por ordem de ICT.

Obs.: Este Regulamento foi aprovado em reunião da Diretoria Executiva juntamente com o Conselho Diretivo, realizada em 10 de março de 2008.

4 – Novo Cronograma da 13ª Prova de Pré-seleção

Com o objetivo de melhor acomodar todos os animais, otimizando os manejos alimentares e reduzindo os riscos sanitários provocados pelas aglomerações e outras recomendações dos Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e a da Bio (Operadora técnica da Prova), informamos que a 13ª Prova de Pré-seleção será realizada este ano em duas baterias divididas por idades, com as seguintes características:

Bateria I
•Touros com idade entre 23 e 30 meses.
•Entrada dos animais na FAZU entre os dias 29/11/21 a 03/12/21 inclusive.
•Encerramento das avaliações dessa bateria será no dia 31/01/22.
•Saída será entre os dias 01/02/22 a 04/02/22.

Bateria II
•Touros com idade entre 15 e 22 meses.
•Entrada dos animais na FAZU entre os dias 07/02/22 a 11/02/22 inclusive.
•Encerramento das avaliações dessa bateria será no dia 11/04/22.
•Saída será entre os dias 12/04/22 a 14/04/22.

Ambas as baterias de touros irão receber os mesmos tratamentos e os animais serão avaliados dentro das mesmas metodologias. A separação em dois grupos consideradas as idades é salutar para a padronização das avaliações e outras questões técnicas correlatas.

Os touros inscritos deverão desembarcar na FAZU somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 3.000,00.

5 – Divulgação dos resultados

Os resultados da 13ª Prova de Pré-seleção serão divulgados em abril de 2022 através de Live com a data e programação a serem divulgadas posteriormente.


A Equipe da ABCGIL irá entrar em contato com todos os criadores participantes para informar a qual(ais) bateria(as) o seu(s) touro(s) se enquadra(m), a fim de que se possa providenciar o envio do(s) animal(ais) para a FAZU, nas datas indicadas. Para esclarecer dúvidas os proprietários do animais inscritos podem entrar em contato imediato com Carlos Henrique Cavallari pelo e-mail chcavallari@gmail.com 34-99837-9779.

Estamos certos do grande sucesso da 13ª Prova de Pré-seleção!


Atenciosamente,

Diretoria da ABCGIL



outras notícias:

22/12/2021 - A ABCGIL lhe deseja boas festas e um própsero Ano Novo

17/12/2021 - ABCGIL divulga BATERIA I de touros participantes da 13° PROVA DE PRE-SELECAO do Teste de Progénia A

15/12/2021 - Consulta Cessão de dados Genômicos

12/11/2021 - Fortalecendo a nossa Associação - Doação de Embriões



sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG