Área do Criador
Inscrição 13ª Prova Pré-seleção Teste de Progênie

Inscrição 13ª Prova Pré-seleção Teste de Progênie

25/11/2021

Prezado Associado,

A Diretoria da ABCGIL foi agradavelmente surpreendida pela grande quantidade de touros inscritos para a 13ª Prova de Pré-seleção e avaliamos cuidadosamente a possibilidade de acolher a todos interessados em participar. Importante ressaltar, que no ano passado não recebemos a quantidade de touros que eram previstos para a prova.

Segundo orientações dos pesquisadores da Embrapa, o acolhimento de todos os inscritos possibilitará um maior número de touros na Pré-seleção o que em tese oferecerá maiores chances de selecionarmos melhores indivíduos para o Teste de Progênie, agregando maior pressão.

Com esse propósito estamos viabilizando a acomodação de todos os touros já inscritos em Pré-seleção, e mantendo os mesmos cuidados para equilíbrio na Pré-seleção, de segurança, medidas para sanidade, equidade de nutrição e práticas aconselháveis de manejo.

Aproveitamos esta mensagem para relembrar:


1 – Condições Técnicas para classificação ao Teste de Progênie

Somente serão classificados aptos ao 37º Grupo do Teste de Progênie os touros participantes da 13ª Prova de Pré-seleção que congelarem sêmen, com Fertilidade (CAP – Capacidade Andrológica por Pontos) igual ou superior a 70 pontos, e que obtiverem ICT (Índice de Classificação de Touros) igual ou superior a 60 pontos.

2 – Número de animais

O número de touros a ser testado a cada ano é definido em função do número de ventres disponíveis, bem como o número de touros por criador, conforme regulamento do PNMGL.
Com a grande melhoria no quadro geral de Fazendas Colaboradoras e com o aumento expressivo na venda de sêmen dos touros Gir Leiteiro em Teste de Progênie, temos confiança ao disponibilizar, para o ano de 2022, o total de 32 vagas para o 37º Grupo.

3 - Critérios de seleção

Como sempre, existe prioridade para touros cujo proprietário e criador sejam a mesma pessoa física ou jurídica (unificados). Essa prioridade é restrita a um touro por Associado. Como sempre, é permitida também a inscrição de touros cujo proprietário não seja o criador.

Atendidos os quesitos técnicos fundamentais (item 1) para classificação de touro na Pré-Seleção, terão prioridade de inscrição no Teste de Progênie, conforme Regulamento:

a) Um touro por proprietário–criador (unificado), respeitada a ordem classificatória conforme ICT;
b) Um touro por proprietário não criador para as vagas restantes por ordem de ICT.

Obs.: Este Regulamento foi aprovado em reunião da Diretoria Executiva juntamente com o Conselho Diretivo, realizada em 10 de março de 2008.

4 – Novo Cronograma da 13ª Prova de Pré-seleção

Com o objetivo de melhor acomodar todos os animais, otimizando os manejos alimentares e reduzindo os riscos sanitários provocados pelas aglomerações e outras recomendações dos Pesquisadores da Embrapa Gado de Leite e a da Bio (Operadora técnica da Prova), informamos que a 13ª Prova de Pré-seleção será realizada este ano em duas baterias divididas por idades, com as seguintes características:

Bateria I
•Touros com idade entre 23 e 30 meses.
•Entrada dos animais na FAZU entre os dias 29/11/21 a 03/12/21 inclusive.
•Encerramento das avaliações dessa bateria será no dia 31/01/22.
•Saída será entre os dias 01/02/22 a 04/02/22.

Bateria II
•Touros com idade entre 15 e 22 meses.
•Entrada dos animais na FAZU entre os dias 07/02/22 a 11/02/22 inclusive.
•Encerramento das avaliações dessa bateria será no dia 11/04/22.
•Saída será entre os dias 12/04/22 a 14/04/22.

Ambas as baterias de touros irão receber os mesmos tratamentos e os animais serão avaliados dentro das mesmas metodologias. A separação em dois grupos consideradas as idades é salutar para a padronização das avaliações e outras questões técnicas correlatas.

Os touros inscritos deverão desembarcar na FAZU somente após o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 3.000,00.

5 – Divulgação dos resultados

Os resultados da 13ª Prova de Pré-seleção serão divulgados em abril de 2022 através de Live com a data e programação a serem divulgadas posteriormente.


A Equipe da ABCGIL irá entrar em contato com todos os criadores participantes para informar a qual(ais) bateria(as) o seu(s) touro(s) se enquadra(m), a fim de que se possa providenciar o envio do(s) animal(ais) para a FAZU, nas datas indicadas. Para esclarecer dúvidas os proprietários do animais inscritos podem entrar em contato imediato com Carlos Henrique Cavallari pelo e-mail chcavallari@gmail.com 34-99837-9779.

Estamos certos do grande sucesso da 13ª Prova de Pré-seleção!


Atenciosamente,

Diretoria da ABCGIL



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG