Área Restrita


COMUNICADO SOBRE A 14ª PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO DE TOUROS 2022/2023

COMUNICADO SOBRE A 14ª PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO DE TOUROS 2022/2023

24/10/2022

Objetivando o permanente processo de melhoria das Provas Zootécnicas coordenadas pela ABCGIL foi implantado um Comitê Assessor Técnico específico, de modo a revisar todos os procedimentos de execução da Prova de Pré-seleção.

Foram discutidas e avaliadas várias possibilidades de aprimoramento, inclusive o desenvolvimento da Pré-Seleção utilizando um modelo híbrido, com a realização simultânea da Prova na FAZU e nas centrais de inseminação artificial, além de um modelo de avaliação nas fazendas dos proprietários de touros candidatos à Pré-Seleção.

A partir das discussões e após uma ampla consulta sobre a aplicabilidade de todos os processos foram definidas as seguintes diretrizes para a realização da 14ª Prova de Pré-Seleção:


1 – Do local da realização da Prova

A 14ª Prova de Pré-seleção de touros para o Teste de Progênie ocorrerá na Fazenda Escola da FAZU, em Uberaba – MG, onde os animais permanecerão exclusivamente nesse local, em regime de pasto com fornecimento de silagem de milho e ração concentrada (proporção 70:30) durante todo o período de prova.

Cronograma:

• Data de entrada: Entre 16 a 19/01/2023
• Data início da Prova: 20/01/2023
• Data de finalização da Prova: 05/04/2023
• Período de duração da Prova: 75 dias


2 – Aspectos sanitários

Serão implementadas melhorias nas condições sanitárias da Prova, como a exigência de exames complementares para admissão dos animais, além da diminuição da a densidade de animais por área, nos piquetes, com maior subdivisão dos lotes. Foi contratado, o Dr. Fernando Villela, como veterinário, um profissional de referência na área de sanidade de Touros, para que possa fazer as recomendações necessárias, bem como supervisionar a implementação das mesmas, para zelar pela saúde dos animais participantes, bem como minimizar qualquer risco sanitário.

2.1 - Juntamente com a ficha de inscrição, além de cópia do Registro Genealógico e atestado de STA positivo, deverão ser encaminhados:

• Exames para IBR e BVD, através de PCR do sangue total, com resultado negativo para ambas as doenças.
• Brucelose: exame antígeno acidificado tamponado, rosa bengala;
• Tuberculose: exame comparativo cervical;
• Histórico de vacinação de Febre Aftosa;
• Histórico de cirurgias;
• Avaliações andrológicas antecedentes;

Obs.: os exames acima serão refeitos pela ABCGIL no momento da entrada da Prova na FAZU.

2.2 - No ato de entrada do touro na Prova deverão ser apresentados os seguintes documentos:

• GTA válida;
• Certificado de Registro Genealógico Definitivo (RGD);
• Atestado de vacinação para aftosa;

Obs.: ao entrar na FAZU, o Touro será pesado e um técnico fará a avaliação visual verificando as condições morfológicas do animal.


3 – Das inscrições

Serão limitadas na 14ª Prova de Pré-seleção ao máximo de 54 touros participantes.
Cada associado poderá inscrever até 5 (cinco) animais com idade máxima de 30 (trinta) meses, a completar até 01/11/2022, obedecendo ordem de chegada das inscrições com respectivo pagamento. As inscrições dos animais poderão ser feitas de 14 a 30 de novembro de 2022.
O custo de participação por animal será de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos Reais) que deverá ser paga diretamente à ABCGIL em cota única, através de boleto bancário enviado ao Associado.


4 – Vagas para novas linhagens

Haverá uma reserva de 2 (duas) vagas para touros considerados como provenientes de linhagens alternativas com base no coeficiente de parentesco médio. Esta escolha será baseada na avaliação dos touros candidatos com a população-base do programa, sendo escolhidos aqueles de menores coeficientes, conforme indicação do relatório de avaliação genômica (STAs) que será enviado aos criadores em 14/11/2022.



5 – Do manejo e nutrição

Os animais serão separados em 4 (quatro) lotes, de acordo com a idade e tamanho, e mantidos em pastejo, distribuídos em piquetes de capins Brachiária Brizantha cv Marandu.

Os animais receberão durante toda a prova alimentação a base de silagem de milho e ração concentrada na proporção 70:30 em cochos disponíveis na área de lazer, além de suplementação mineral de boa qualidade a vontade.

A cada 21 dias de Prova, será realizado análise bromatológica da silagem, indicando a necessidade ou não, do ajuste na proporção 70:30, objetivando um ganho de peso compatível com as condições de ingresso de cada animal na Prova.


6 – Das avaliações

Para compor o Índice Classificatório ao final da prova serão realizadas as seguintes avaliações:

• Avaliação Andrológica;
• Teste de congelabilidade do sêmen (serão realizado dois Testes durante a prova);
• Características lineares de tipo;
• Avaliação de temperamento;


7 – Classificação

Serão aptos a participarem do Teste de Progênie os touros que atingirem no mínimo 60 pontos no ICT – Índice Classificatório Total. Dentre os animais aptos e de acordo com as vagas disponíveis, terão prioridade na classificação os touros onde o proprietário e o criador são os mesmos. Havendo vagas remanescentes serão incluídos os touros onde o proprietário seja diferente do criador.

8 – Seguro dos animais

Durante a Prova será contratado um seguro coletivo para os animais, o quais a Seguradora Swiss Re Corporate Solutions, através da Corretora Denner Agro Corretora de Seguros, se obriga a indenizar ao segurado a eventual morte de algum animal, no valor de R$ 28.875,00 (vinte e oito mil, oitocentos e setenta e cinco reais), decorrente dos seguintes riscos:

• Acidente, inclusive durante o transporte (chegada à Prova e retorno à Fazenda);
• Doenças;
• Asfixia por sufocamento ou submersão;
• Eletrocussão, incêndio, insolação e raio;
• Envenenamento, intoxicação e ingestão de corpo estranho acidentalmente;
• Inoculações vacinais e outras medidas de ordem profiláticas, necessárias à preservação da saúde do animal, decorrentes de ordem pública ou estipulação médica veterinária devidamente comprovadas.

Obs.: Detalhes referente ao seguro, serão encaminhados em separado aos proprietários dos touros participantes da Prova.


9 – Melhoria das informações aos Associados

A 14ª Prova de Pré-seleção contará com o acompanhamento periódico de uma comissão de monitoramento, composta por técnicos e criadores, a ser indicada pela Diretoria da ABCGIL, constituída antes do início do Pré-Teste.

Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para a ABCGIL, aos cuidados de Carlos Henrique, no e-mail chcavallari@gmail.comou pelos telefones 34-99837-9779 ou 34-3331-8400.


Atenciosamente,

Diretoria da ABCGIL



outras notícias:

10/11/2022 - ABCGIL lança site promocional dos touros do 37º grupo do Teste de Progênie

01/11/2022 - COMUNICADO SOBRE A 14ª PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO DE TOUROS 2022/2023

26/10/2022 - Criação do Ranking Nordestino de exposições Gir Leiteiro

21/10/2022 - Divulgação 5º Sumário de Avaliação Genômica e entrega de resultados



sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG