Área do Criador
COMUNICADO SOBRE A 14ª PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO DE TOUROS 2022/2023

COMUNICADO SOBRE A 14ª PROVA DE PRÉ-SELEÇÃO DE TOUROS 2022/2023

24/10/2022

Objetivando o permanente processo de melhoria das Provas Zootécnicas coordenadas pela ABCGIL foi implantado um Comitê Assessor Técnico específico, de modo a revisar todos os procedimentos de execução da Prova de Pré-seleção.

Foram discutidas e avaliadas várias possibilidades de aprimoramento, inclusive o desenvolvimento da Pré-Seleção utilizando um modelo híbrido, com a realização simultânea da Prova na FAZU e nas centrais de inseminação artificial, além de um modelo de avaliação nas fazendas dos proprietários de touros candidatos à Pré-Seleção.

A partir das discussões e após uma ampla consulta sobre a aplicabilidade de todos os processos foram definidas as seguintes diretrizes para a realização da 14ª Prova de Pré-Seleção:


1 – Do local da realização da Prova

A 14ª Prova de Pré-seleção de touros para o Teste de Progênie ocorrerá na Fazenda Escola da FAZU, em Uberaba – MG, onde os animais permanecerão exclusivamente nesse local, em regime de pasto com fornecimento de silagem de milho e ração concentrada (proporção 70:30) durante todo o período de prova.

Cronograma:

• Data de entrada: Entre 16 a 19/01/2023
• Data início da Prova: 20/01/2023
• Data de finalização da Prova: 05/04/2023
• Período de duração da Prova: 75 dias


2 – Aspectos sanitários

Serão implementadas melhorias nas condições sanitárias da Prova, como a exigência de exames complementares para admissão dos animais, além da diminuição da a densidade de animais por área, nos piquetes, com maior subdivisão dos lotes. Foi contratado, o Dr. Fernando Villela, como veterinário, um profissional de referência na área de sanidade de Touros, para que possa fazer as recomendações necessárias, bem como supervisionar a implementação das mesmas, para zelar pela saúde dos animais participantes, bem como minimizar qualquer risco sanitário.

2.1 - Juntamente com a ficha de inscrição, além de cópia do Registro Genealógico e atestado de STA positivo, deverão ser encaminhados:

• Exames para IBR e BVD, através de PCR do sangue total, com resultado negativo para ambas as doenças.
• Brucelose: exame antígeno acidificado tamponado, rosa bengala;
• Tuberculose: exame comparativo cervical;
• Histórico de vacinação de Febre Aftosa;
• Histórico de cirurgias;
• Avaliações andrológicas antecedentes;

Obs.: os exames acima serão refeitos pela ABCGIL no momento da entrada da Prova na FAZU.

2.2 - No ato de entrada do touro na Prova deverão ser apresentados os seguintes documentos:

• GTA válida;
• Certificado de Registro Genealógico Definitivo (RGD);
• Atestado de vacinação para aftosa;

Obs.: ao entrar na FAZU, o Touro será pesado e um técnico fará a avaliação visual verificando as condições morfológicas do animal.


3 – Das inscrições

Serão limitadas na 14ª Prova de Pré-seleção ao máximo de 54 touros participantes.
Cada associado poderá inscrever até 5 (cinco) animais com idade máxima de 30 (trinta) meses, a completar até 01/11/2022, obedecendo ordem de chegada das inscrições com respectivo pagamento. As inscrições dos animais poderão ser feitas de 14 a 30 de novembro de 2022.
O custo de participação por animal será de R$ 4.500,00 (quatro mil e quinhentos Reais) que deverá ser paga diretamente à ABCGIL em cota única, através de boleto bancário enviado ao Associado.


4 – Vagas para novas linhagens

Haverá uma reserva de 2 (duas) vagas para touros considerados como provenientes de linhagens alternativas com base no coeficiente de parentesco médio. Esta escolha será baseada na avaliação dos touros candidatos com a população-base do programa, sendo escolhidos aqueles de menores coeficientes, conforme indicação do relatório de avaliação genômica (STAs) que será enviado aos criadores em 14/11/2022.



5 – Do manejo e nutrição

Os animais serão separados em 4 (quatro) lotes, de acordo com a idade e tamanho, e mantidos em pastejo, distribuídos em piquetes de capins Brachiária Brizantha cv Marandu.

Os animais receberão durante toda a prova alimentação a base de silagem de milho e ração concentrada na proporção 70:30 em cochos disponíveis na área de lazer, além de suplementação mineral de boa qualidade a vontade.

A cada 21 dias de Prova, será realizado análise bromatológica da silagem, indicando a necessidade ou não, do ajuste na proporção 70:30, objetivando um ganho de peso compatível com as condições de ingresso de cada animal na Prova.


6 – Das avaliações

Para compor o Índice Classificatório ao final da prova serão realizadas as seguintes avaliações:

• Avaliação Andrológica;
• Teste de congelabilidade do sêmen (serão realizado dois Testes durante a prova);
• Características lineares de tipo;
• Avaliação de temperamento;


7 – Classificação

Serão aptos a participarem do Teste de Progênie os touros que atingirem no mínimo 60 pontos no ICT – Índice Classificatório Total. Dentre os animais aptos e de acordo com as vagas disponíveis, terão prioridade na classificação os touros onde o proprietário e o criador são os mesmos. Havendo vagas remanescentes serão incluídos os touros onde o proprietário seja diferente do criador.

8 – Seguro dos animais

Durante a Prova será contratado um seguro coletivo para os animais, o quais a Seguradora Swiss Re Corporate Solutions, através da Corretora Denner Agro Corretora de Seguros, se obriga a indenizar ao segurado a eventual morte de algum animal, no valor de R$ 28.875,00 (vinte e oito mil, oitocentos e setenta e cinco reais), decorrente dos seguintes riscos:

• Acidente, inclusive durante o transporte (chegada à Prova e retorno à Fazenda);
• Doenças;
• Asfixia por sufocamento ou submersão;
• Eletrocussão, incêndio, insolação e raio;
• Envenenamento, intoxicação e ingestão de corpo estranho acidentalmente;
• Inoculações vacinais e outras medidas de ordem profiláticas, necessárias à preservação da saúde do animal, decorrentes de ordem pública ou estipulação médica veterinária devidamente comprovadas.

Obs.: Detalhes referente ao seguro, serão encaminhados em separado aos proprietários dos touros participantes da Prova.


9 – Melhoria das informações aos Associados

A 14ª Prova de Pré-seleção contará com o acompanhamento periódico de uma comissão de monitoramento, composta por técnicos e criadores, a ser indicada pela Diretoria da ABCGIL, constituída antes do início do Pré-Teste.

Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para a ABCGIL, aos cuidados de Carlos Henrique, no e-mail chcavallari@gmail.comou pelos telefones 34-99837-9779 ou 34-3331-8400.


Atenciosamente,

Diretoria da ABCGIL



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG