Área do Criador
Gir Leiteiro é destaque absoluto durante Feira Nacional na República Dominicana

Gir Leiteiro é destaque absoluto durante Feira Nacional na República Dominicana

09/04/2013



Tatiane Tetzner esteve presente durante a Feira Nacional em Santo Domingo, capital do país.

Tatiane Tetzner efetuou o julgamento da Raça Gir Leiteiro durante a Feira Agropecuária Nacional Dominicana, e ministrou uma palestra com os números e resultados da Pecuária de Leite Brasileira com ênfase em produção de leite a pasto, durante Simpósio na Feira Nacional de Santo Domingo na República Dominicana em março de 2013.

Julgaram juntos durante o Campeonato para escolha da Grande Campeã suprema, os jurados americanos Dr. Joe Sparrow de Kentucky, Dr. Larry Tande de Minnesota, e Dra. Tatiane Tetzner representando o Brasil. Participaram do julgamento as grandes campeãs das raças Holandesa, Jersey, Pardo Suíço, Gir Leiteiro, Mestiça de Holandês, Mestiça de Jersey e Mestiça de Gir Leiteiro.

A República Dominicana é um país que ocupa dois terços orientais da Ilha de São Domingos.O terço ocidental da ilha é ocupada pelo Haiti, portanto, a Ilha de São Domingos é compartilhada por dois países. Tanto pelo tamanho de área e pela quantidade populacional, faz da República Dominicana o segundo maior país do Caribe (atrás de Cuba), sua área é de 48.442 Km quadrados e possui aproximadamente 10 milhões de habitantes.

O clima é tropical úmido, com uma estação seca e outra muito quente e úmida, com isso a pecuária de leite necessita de raças que possam suportar elevadas temperaturas e que sejam adaptadas aos Trópicos, por isso a busca por genética Gir Leiteiro e Girolando.

Segundo dados da Embrapa Gado de Leite, a produção da República Dominicana em 2010 foi de aproximadamente 701.196 toneladas de leite, e trata-se de um país importador de produtos lácteos, já que consome mais do que produz.

Além de genética, os criadores da República Dominicana estão interessados nas tecnologias adotadas pelos brasileiros para a seleção de Gado Leiteiro, bem como manejo, biotecnologias reprodutivas e controles sanitários.

Tatiane enfatizou quanto a importância do Gir Leiteiro e Girolando para todos os países Tropicais, tanto como raça pura, quanto nas possibilidade de diversos cruzamentos com raças europeias.

Convidou ainda todos os presentes para visitarem a EXPOZEBU 2013, em Maio e a Nacional do Gir Leiteiro durante a MEGALEITE em Uberaba MG.



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG