Área do Criador
Release 79ª Expozebu

Release 79ª Expozebu

13/05/2013



 

A 79ª Expozebu terminou na última sexta-feira (10/05). A Exposição foi aberta oficialmente no dia (03/05) com a presença da presidente Dilma Rousseff; do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira; ministro da Educação, Aloizio Mercadante; ministro do Esporte, Aldo Rebelo; ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; dos senadores Aécio Neves e Kátia Abreu; do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, do embaixador do Time Agro Brasil/CNA, o ex-jogador de futebol Pelé; o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, e diversas autoridades, dentre embaixadores, senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, entre outros representantes de órgãos públicos.

A solenidade foi iniciada com a entrega da comenda Mérito ABCZ, que homenageou oito personalidades que contribuem para a pecuária brasileira, dentre elas Joaquim José da Costa Noronha, criador de Gir Leiteiro e atual Vice-Presidente da ABCGIL.

No dia (04/05) no Salão Nobre da ABCZ, a ABCGIL divulgou o Resultado do 21º Grupo de Touros do Teste de Progênie ABCGIL/EMBRAPA e da 4ª Prova de Pré-Seleção de Touros, onde reuniu mais 200 produtores, técnicos, profissionais de centrais de venda de sêmen e representantes de institutos de pesquisa.O líder Sumário ABCGIL/Embrapa, pelo oitavo ano consecutivo, é C.A. Sansão (PTA 669,5), seguido por Facho TE de Kubera (PTA 640,9), Dom TE Da Silvânia (PTA 575,6), Urânio TE da Silvânia (PTA 539,40) e Calibre TE de Brasília (PTA 539,4). O programa contempla 269 touros testados.

A ABCGIL realizou no dia (05/05) a Assembleia Geral Ordinária e Eleição dos Membros da Diretoria Executiva, Conselho Diretivo e Conselho Fiscal da ABCGIL. Após a apuração dos votos, às 18:30h na sede da ABCGIL, aconteceu a cerimônia de posse, onde José de Castro Rodrigues Netto, Presidente eleito do Conselho Diretivo, deu a posse a José Afonso Bicalho Beltrão da Silva no cargo de Diretor Presidente da ABCGIL no triênio 2013 a 2016. Também foram empossados: Joaquim José da Costa Noronha – Diretor Vice-Presidente; Tomaz de Aquino Resende – Diretor Administrativo/Financeiro; Paulo Roberto de Andrade Cunha – Diretor de Marketing; Aníbal Eugênio Vercesi Filho. No Conselho Diretivo foram empossados como membros efetivos: Rodrigo Martins Bragança, Léo Machado Ferreira e Lúcio Rodrigues Gomes. No Conselho Fiscal: José Geraldo Vaz de Almeida, Cássio Faria Rossi, Luciano Luzes Borges e como membros suplementes: Maria Tereza lemos Costa Calil, João Machado Prata Júnior e Geraldo Antônio de Oliveira Marques.

A vaca adulta grande campeã do Concurso Leiteiro, Fabrica FIV de Brasília, do expositor José Coelho Vitor, produziu média diária de 60,84 quilos de leite durante os três dias de concurso. A maior pesagem anterior durante a Expozebu era da vaca Sherra da JMMA, que durante a ExpoZebu 2012, produziu média de 52 quilos. A Reservada Grande Campeã da categoria Vaca Adulta Gir deste ano foi da Epamig, do expositor Paulo Ricardo de Castro Miotto, com produção média de 49,17 quilos. A Grande Campeã Vaca Jovem foi Zala Fiv da JMMA - expositor Murilo de Oliveira Abdo - produção média de 48,80 quilos e a Reservada Grande Campeã foi Flama Parahy - do expositor Carlos Jacob Wallauer - com produção de 44,84 quilos. Grande Campeã Fêmea Jovem foi Jessie Fiv da Salobo - expositor Agrop. Bom Pastor - produção média de 44,78 quilos e a Reservada Grande Campeã foi Sacada Fiv Cabo Verde - do expositor José Coelho Vitor - com produção de 40,22 quilos.

Com 500 animais em pista, o Gir Leiteiro foi a segunda maior raça na 79ª Expozebu. A Grande Campeã foi Fécula TE F.Mutum - MUT 753, do Criador e Expositor: Leo Machado Ferreira. A Reservada Grande Campeã foi Casuarina FIV CAL - CAL 8972, do
Criador: Gabriel Donato de Andrade e Expositor: Lumiar Agropecuária LTDA. O Resultado completo do Julgamento pode ser conferido pelo site da ABCZ: https://www.abczstat.com.br/eventos/expozebu/2013/.

 

 


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG