Ocorreu na cidade de Sincelejo, capital do departamento de Sucre, na costa Colombiana, entre os dias 17 e 19 de maio, a Exposição de Gir Leiteiro, cuja jurada oficial foi a brasileira Tatiane Almeida Drummond Tetzner. O Gir Leiteiro está crescendo em todas as regiões da Colômbia e sem dúvidas tem sido um dos grandes protagonistas nas exposições de norte a sul do país.
Sincelejo, localizada a 30 quilômetros do mar do Caribe e a 125 da cidade de Cartagene, recebeu os principais criadores de Gir leiteiro da Colômbia, como Mauricio Londoño, Jorge Enrique Moreno, Hernan Dario Vasquez, Fernando Duran entre outros. A vaca grande campeã foi J.D.J Ramona T.E., cria de Juan David Jaramillo Perez e de propriedade de Jorge Moreno, da Ganaderia El Tesoro, La Dorada. O touro grande campeão foi Aguas Prietas Massi, de Mauricio e Frank Londoño, Hacienda Aguás Prietas, Cartagena.
Ontem, Tatiane Tetzner fez uma palestra para dezenas de criadores e interessados na raças Gir e Girolando. Ela falou sobre a evolução das raças, Programa de Melhoramento Genético no Brasil e manejo adequado para a produção de Leite. Atualmente a Colômbia realiza o controle leiteiro oficial pela ASOCEBU.