COMUNICADO ABCGIL

COMUNICADO ABCGIL

04/10/2019

Uberaba, 04 de outubro de 2019.

Prezados Associados

1) Já é de conhecimento de vários Associados que a ABCGIL recebeu uma decisão liminar da 4ª Vara Cível de Uberaba, mandatória para inclusão no Teste de Progênie de um touro considerado não apto na 10ª Prova de Pré-Seleção, etapa precedente para a definição do 27º Grupo de Touros GIR, conforme publicação da ABCGIL/EMBRAPA/ABCZ, em 28/04/19, às 10h, em Uberaba.

2) Como não poderia deixar de ser, estamos cumprindo a decisão judicial provisória.

3) Vale ratificar, atendendo a perguntas de vários associados, que todos os criadores e seus respectivos touros inscritos na Pré-Seleção receberam tratamento igualitário, conforme condições do Regulamento próprio. Ou seja, animais que foram considerados não aptos, conforme publicado, tiveram o mesmo tratamento de avaliação, respeitados a excelência metodológica e técnica de instituições que contribuem para o Pré-teste, tais como a Embrapa, a FAZU e empresas contratadas que gozam de reputação inquestionável.

4) Assim, considerando tão somente aquele determinado contexto de avaliação técnica, naquele determinado momento, nos termos do Regulamento, todos os touros foram avaliados sob as mesmas condições. Cientistas e técnicos emitiram seus laudos que redundaram na publicação anexa, exclusivamente no contexto descrito.

Enfatizamos, em defesa da credibilidade do Pré-Teste e do PNMGL, que todos foram tratados igualmente no âmbito já descrito e que outros 15 touros foram também considerados não aptos na Pré-Seleção. O que foi levado à Justiça pelo reclamante foram informações obtidas fora do âmbito do Pré-seleção do Teste de Progênie.

5) A prova de Pré-Seleção, já em sua 10ª edição, foi introduzida para a adoção de critérios e para racionalizar o número e condições de atendimento dos touros inscritos considerados APTOS, compatibilizando a oferta de touros com a capacidade técnica e operacional do Teste propriamente dito.

6) A Diretoria da ABCGIL já constituiu advogado para recorrer (produzir provas, solicitar laudos, testemunhas, obter a participação na lide das demais entidades que viabilizam o teste de Progênie etc). Pela primeira vez em 34 anos, a principal iniciativa de melhoramento da Raça torna-se polo passivo de questionamento judicial. Esforços para cassar a liminar e recursos na defesa são necessários para evitar perda de credibilidade da nossa Entidade e de outras pessoas jurídicas e físicas envolvidas, todas de reconhecido mérito técnico.

Contando com o superior espírito associativo de todos.

Atenciosamente


Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro
Pela Diretoria/ Evandro do Carmo Guimarães



outras notícias:

01/10/2019 - ABCZ E ABCGIL ALINHAM REGULAMENTOS PARA A EXPOZEBU 2020

01/10/2019 - II CIMZU - CICLO DE PALESTRAS EM MELHORAMENTO GENÉTICO ZEBUÍNO

01/10/2019 - PLANO AGRONORDESTE - FOMENTO À PRODUÇÃO DE LEITE

30/09/2019 - PRIMEIRA EXPOSIÇÃO AOS ASSOCIADOS DA ABCGIL



sumário

Sumário Brasileiro de Touros

Confira o sumário completo.

resultados

Gir Leiteiro Sustentável

Confira aqui os resultados do Gir Leiteiro Sustentável.
acessar


conteúdo técnico

Universidade Gir Leiteiro

Tenha acesso aos artigos técnicos relacionados ao Gir Leiteiro.
acessar

nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG