Área do Criador
Etapa de Uberaba do Circuito 100% PMGZ

Etapa de Uberaba do Circuito 100% PMGZ

29/06/2015



O município de Uberaba, reconhecida como a "Capital do zebu", receberá, no próximo dia 30.06.2015, a partir das 18h, a Etapa do Circuito 100% PMGZ, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), na churrascaria Cupim Grill - Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110, no Parque de Exposições Fernando Costa

O evento reunirá importantes nomes da produção e da pesquisa científica para o melhoramento genético bovino, abordando o aumento da produtividade e a sustentabilidade na pecuária.

Entre os presentes, destaque para o professor e pesquisador da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Fabyano Fonseca e Silva; Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ e Cristiano Botelho, Gerente Comercial PMGZ (Programa de Melhoramento Genético Zebuínos).

O aumento de produtividade é o foco principal do PMGZ, informa o presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos. Para o dirigente, as taxas atuais de lotação das fazendas destinadas à pecuária no Brasil, que giram em torno de 0,9 unidade animal/hectare, podem dobrar rapidamente. Para isso, a qualidade da genética bovina e a gestão sustentável das propriedades rurais são essenciais.

Sobre o PMGZ - O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos auxilia os criadores no processo de seleção da fazenda, identificando os bovinos mais precoces, férteis, de melhores índices de ganho de peso ou de produção leiteira. Além de agregar valor ao rebanho, tem a vantagem de diminuir o custo de produção por unidade de produto e melhorar a relação custo/benefício. Disponibiliza ao mercado informações genéticas consistentes que atestam a performance dos rebanhos inscritos em suas provas zootécnicas.

Completando 22 anos em 2015, o PMGZ conta com uma base de dados que começou a ser construída em 1968. Desde então, foram estudados 1,8 mil rebanhos. Hoje, o programa é constituído por 280 mil matrizes ativas e tem a entrada de mais de 230 mil novos animais por ano. Em volume, já superou a marca dos 9 milhões de indivíduos avaliados, sendo o maior banco de dados de raças zebuínas do mundo.

Para Luiz Antonio Josahkian, Superintendente Técnico da ABCZ, o PMGZ é de suma importância para os criadores que almejam uma maior produtividade: "O Programa de Melhoramento Genético dos Zebuínos é a forma mais eficiente que encontramos para interagir diretamente com os criadores no processo de seleção da fazenda e demonstrar, também na prática, as ferramentas que o PMGZ oferece em prol de uma maior produtividade. É um meio interativo, direto e prático que analisamos ser essencial para, não apenas usá-lo, mas também despertar o interesse dos criadores e fazer com que questionem, buscando aperfeiçoar o PMGZ cada vez mais", analisou Josahkian.

Durante o Circuito, que acontece simultaneamente à Megaleite, no Parque Fernando Costa em Uberaba, a ABCZ também fará uma breve apresentação das ferramentas e serviços disponíveis para os criadores participantes do PMGZ Leite, como relatórios de desempenho das fêmeas, avaliações genéticas, acasalamentos, etc.

Mais informações: http://www.abcz.org.br

Fonte: CENTRO DE REFERÊNCIA DA PECUÁRIA BRASILEIRA - ZEBU


outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG