Área do Criador
Resultado Workshop Expogenética 2017 - ABCGIL / Embrapa

Resultado Workshop Expogenética 2017 - ABCGIL / Embrapa

31/08/2017

Uberaba, 28 de agosto de 2017.


Prezado Criador

No dia 24 de agosto durante a Expogenética foi realizado um Workshop para discussão dos próximos passos a serem tomados no projeto de seleção genômica do Gir Leiteiro, ação essa realizada pela ABCGIL e Embrapa Gado de Leite.
A equipe da Embrapa reforçou a necessidade de atingirmos a meta de 2.500 amostras de DNA de fêmeas com lactação encerrada, para maior acurácia da equação de predição genômica. A contribuição dos criadores para o aumento do número de vacas genotipadas com lactações controladas, no banco de dados já existente, fará com que a seleção genômica possa ser utilizada no Gir Leiteiro com maiores amplitude e confiabilidade.
Para tanto dois pontos importantes foram propostos e definidos: As amostras precisam chegar na Embrapa para extração do DNA até o dia 01/12/2017; A empresa prestadora do serviço de genotipagem irá praticar um programa de parcelamentos que vai variar de acordo com a quantidade de animais coletados. O valor do serviço de genotipagem, após extensa negociação especificamente para esse projeto, será de R$ 120,00 (cento e vinte Reais) por animal e poderá ser dividido de acordo com a quantidade de animais genotipados.
O criador que participar da seleção genômica e genotipar seus animais receberá os seguintes benefícios:
• Informações sobre o genótipos para a Beta-caseína A2, Kappa-caseína, Beta-lacto globulina, dentre outros;
• Indicação de possíveis doenças genéticas existentes;
• Informações sobre os valores genéticos genômicos para leite, gordura, proteína, sólidos totais e idade ao primeiro parto de seus animais (vacas e novilhas);
• Divulgação de um sumário genômico de fêmeas jovens, durante a Expogenética 2018, dos animais Top 10% participantes deste processo, para produção de leite;
• Premiação, durante a Expogenética 2018, dos proprietários dos animais melhores classificados para diferentes características.
• Premiação para o criador que obtiver a maior média genética, dentre os que genotiparam 100% dos seus animais.

Durante a Expogenética 2018 será realizado um evento com palestras sobre a aplicação da seleção genômica juntamente com a divulgação dos resultados. Será aberto também um espaço para os criadores tirarem dúvidas sobre os resultados das avaliações de seus animais.
Acreditamos que este processo irá contribuir com a evolução e melhoria dos estudos genômicos no Gir Leiteiro, ao mesmo tempo que proporcionará ao criador maiores subsídios para sua tomada de decisões.
Para maiores informações, os senhores criadores poderão entrar em contato com a ABCGIL no telefone 34-3331-8400 ou e-mail: andre@girleiteiro.org.br .


Atenciosamente,

André Rabelo Fernandes
Zootecnista
Superintendente Técnico da ABCGIL



outras notícias:

12/04/2024 - Divulgação de Resultados do Teste de Progênie 2024

27/03/2024 - EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

07/12/2023 - AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DA 24ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO GIR LEITEIRO EXPOGIL 2024 PELA DI

06/11/2023 - Diretora Marketing Roberta Bertin participa de Seminário Internacional na Índia


nossos parceiros




Site Oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
© todos os direitos reservados - ABCGIL 2015
ABCGIL - Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro
Praça Vicentino Rodrigues da Cunha, 110
Parque Fernando Costa
38022-330 - Uberaba/MG